logo spark2d

Blog

Category: User Experience

A ética em UX. Os designers não criam no vácuo

Nos últimos anos temos observado um crescimento constante da presença de UX e Design de Interação no desenvolvimento de produtos e serviços. Essa presença começa a transcender o layout e optimização de ecrãs e passa também a influenciar a informação que é fornecida às pessoas e a forma como elas se relacionam no mundo real. Ao reconhecer que, enquanto designers, temos uma posição privilegiada dentro das empresas e na conceção dos produtos/serviços que fazem e transformam a nossa sociedade, temos de assumir responsabilidades. Somos nós designers que moldamos e materializamos ideias, que as tornamos tangíveis e disponíveis para o mundo utilizar. Como UX designers temos o dever de refletir sobre as consequências das nossas decisões. Precisamos, para além das nossas…

Continuar a ler

UX Design, Agile e gestão de pessoas

As metodologias de User Experience Design (UX) e Agile têm origens e caminhos de evolução bastante diferentes. Fazê-las cooperar, nos dias de hoje, não é fácil nem imediato. Mas é crucial. Como referido em artigo anterior, as metodologias de UX (com as suas fases de pesquisa, idealização, prototipagem e testes de usabilidade) têm as suas raízes nos campos da ergonomia e dos fatores humanos. Após a Segunda Guerra Mundial, a análise da experiência do utilizador mudou o modo de encarar a “interação homem – máquina – espaço envolvente”. Mas foi a partir da década de 1990, com a proliferação de computadores nos meios empresariais, que as metodologias de UX foram definitivamente incorporadas nos processos de projeto, desenvolvimento e produção. Hoje,…

Continuar a ler

A experiência do cliente é o seu negócio

A experiência do cliente O tema da experiência do cliente (em inglês, customer experience ou CX) está em alta. Uma procura no Google por “customer experience” ao dia de hoje, retorna cerca de 1,720,000,000 resultados. De acordo com a Wikipedia, “a experiência do cliente (CX) é o produto da interação entre uma organização e um cliente ao longo da duração do seu relacionamento”. Podemos também ler que “A experiência do cliente engloba todos os aspetos da oferta de uma empresa – a qualidade do atendimento ao cliente, é claro, mas também os recursos de publicidade, embalagem, funcionalidades dos produtos e serviços, facilidade de uso e confiabilidade”. Quando falamos em “experiência do cliente”, referimo-nos à soma de tudo aquilo que o…

Continuar a ler

User Experience nos sistemas críticos e na formação de utilizadores

A sociedade tem de se preparar para uma perda massiva de empregos nos próximos anos (outros serão criados, claro). No último estudo do McKinsey Global Institute, “What the future of work will mean for jobs, skills, and wages”, estima-se que até ao final da próxima década, e só nos Estados Unidos da América, devido aos avanços nos campos da Robótica e da Inteligência Artificial, um terço dos atuais empregos deixem de existir… Cerca de setenta milhões. Extrapolando, mutatis mutandis, para o resto do mundo… caminharemos para oitocentos milhões de empregos que, pura e simplesmente, vão desaparecer numa dúzia de anos. Note-se que, como referido no artigo “Estamos preparados para o Recrutamento Digital?”, as novas máquinas e algoritmos não necessitam sequer…

Continuar a ler