logo spark2d

Disruption Blog

Cultura organizacional na era digital

Uma cultura organizacional forte é fundamental para o sucesso sustentado de uma organização. As culturas de alto desempenho são uma vantagem competitiva poderosa. No fundo, a cultura organizacional é um ecossistema e os seus elementos interagem e reforçam-se mutuamente. Não é fácil, nem imediato o desenvolvimento e consolidação de uma cultura organizacional de sucesso. A sua construção não pode ser deixada ao acaso e as lideranças das organizações necessitam de abordar este tema multidisciplinar com o maior empenho. O que nos motiva… Pela perceção da sua relevância, desde o início do século XX que se estudam as motivações das pessoas para o trabalho e como a cultura organizacional pode otimizar essa motivação. Foram, contudo, necessárias oito décadas até que, na…

Continuar a ler

UX Design, Agile e gestão de pessoas

As metodologias de User Experience Design (UX) e Agile têm origens e caminhos de evolução bastante diferentes. Fazê-las cooperar, nos dias de hoje, não é fácil nem imediato. Mas é crucial. Como referido em artigo anterior, as metodologias de UX (com as suas fases de pesquisa, idealização, prototipagem e testes de usabilidade) têm as suas raízes nos campos da ergonomia e dos fatores humanos. Após a Segunda Guerra Mundial, a análise da experiência do utilizador mudou o modo de encarar a “interação homem – máquina – espaço envolvente”. Mas foi a partir da década de 1990, com a proliferação de computadores nos meios empresariais, que as metodologias de UX foram definitivamente incorporadas nos processos de projeto, desenvolvimento e produção. Hoje,…

Continuar a ler

Marketing e UX: amor com amor se paga

Existe o cliché “o marketing cria necessidades”. Mas, na verdade, a função do marketing é ajustar a comunicação ao canal mais indicado, para que o utilizador perceba qual o produto mais adequado às suas necessidades. Em paralelo, e como consequência, esse trabalho faz aumentar as vendas do produto (ou seja, conversão). Por outro lado, há quem defenda que UX (user experience) tem como foco a criação da melhor experiência para o utilizador, independentemente se tem vantagens para a empresa ou não. Marketing e UX têm algumas diferenças que, se pensarmos como eles em duas áreas separadas, tornam os seus objetivos finais muito diferentes, mas na verdade podem funcionar em conjunto e completar-se. Incorporando na comunicação e divulgação de produtos e…

Continuar a ler

O NPS não é o indicador mágico que procura

Em 2003, Fred Reichheld publicou um artigo na Harvard Business Review denominado “The One Number You Need To Grow” (“O único número que precisa para crescer”), que causou um enorme impacto no mundo dos negócios.  Neste artigo, Fred Reichheld apresenta o Net Promoter Score ou NPS®, que se baseia na crença que todos os clientes de uma empresa podem ser classificados como Promotores, Passivos ou Detratores. Reichheld afirma que ao fazer a simples pergunta – “Recomendaria a empresa X a um amigo ou colega?” –, poderá ter uma perspetiva do desempenho da sua empresa através dos olhos dos seus clientes. Os clientes respondem como um número numa escala de 11 pontos (de 0 a 10) e são categorizados da seguinte…

Continuar a ler

« Mais antigos