logo spark2d

Blog

O Futuro do Trabalho

Essencialmente nas últimas três décadas, a economia passou por uma profunda e extensa transformação digital. Graças ao avanço e difusão da ciência e da tecnologia, a adoção de soluções de software, serviços Web, plataformas digitais e algoritmos de inteligência artificial tem sido exponencial. Este acelerar das evoluções científicas e tecnológicas deu visibilidade e colocou na ordem do dia uma maior preocupação com o futuro do trabalho.   A verdade é que a inovação e a mudança são inevitáveis e, de certa forma, estão já em curso alterações profundas no modo como vivemos e trabalhamos. Sem pretender ser exaustivo, listaria apenas duas ou três “tendências” já perfeitamente observáveis no mercado de trabalho: Adaptabilidade e descentralização de lideranças e equipas – A…

Continuar a ler

Machine learning e outras tecnologias e metodologias na Gestão de Pessoas

O progresso da Humanidade esteve, desde sempre, associado aos desenvolvimentos científicos e tecnológicos. Nesta nova “Era Digital” a tecnologia está, de novo, a mudar o modo como atuamos e vivemos. A começar pelos meios empresariais, naturalmente. As novas tecnologias e as diferentes metodologias, com elas relacionadas ou por elas potenciadas, acabaram quase sempre por impactar, também, as áreas de Gestão de Pessoas. Com assinalável sucesso em algumas situações. Sem sucesso noutras, já que nem tudo é aplicável a tudo. Falando das diversas metodologias, há décadas que as áreas de Gestão de Pessoas, sempre procurando dar o seu melhor contributo para o negócio, se ufanam na aplicação das diversas metodologias que, a cada momento, se apresentam como o Santo Graal da…

Continuar a ler

User Experience e Sustentabilidade Ambiental

Nos últimos anos, a preocupação com questões ambientais tem ganhado cada vez mais peso. Tem sido uma evolução constante, que está, finalmente, a atingir a dimensão necessária face à gravidade do problema. Provavelmente, o crescimento deve-se à maior visibilidade das consequências das alterações climáticas e ao facto do público em geral estar cada vez mais informado sobre o tema. De acordo com um estudo global da Nielsen, de 2017, já havia uma larga maioria dos participante (81%) que considerava que as empresas deviam ajudar a melhorar o ambiente. Mais recentemente, em 2019, publicaram que 73% dos consumidores globais consideravam que iriam, definitiva ou provavelmente, mudar o seu comportamento para diminuir o impacto negativo que têm no planeta. Não defendo que…

Continuar a ler

Benefícios de viajar para colaboradores e empresas

Um conhecido gestor português fez parte do Conselho de Administração da holding de uma multinacional, noutro continente. A empresa, com uma cultura organizacional forte, seguia as regras politicamente corretas da “diversidade” de tudo e mais alguma coisa, e o seu Conselho de Administração era o espelho orgulhoso de tal diversidade. Esse gestor português, contudo, era o único que possuía passaporte! Era o único que já tinha viajado por diversos países e continentes, que tinha contactado com diferentes povos e culturas, que tinha convivido com diferentes modos de pensar, abordar e analisar os problemas, e diferentes modos de agir. Os seus pares nunca tinham saído do país (alguns, nem da província), sempre tinham frequentado escolas e ambientes similares… Em suma, pensavam…

Continuar a ler

« Mais antigos