logo spark2d

Disruption Blog

Category: Transformação Digital no Retalho

O retalho baseado em lojas físicas tem hoje forte concorrência das lojas puramente online mas é já vulgarmente aceite que as lojas físicas estão longe de estar em extinção. Os consumidores valorizam muito o contacto real com o produto, embora por outro lado estejam cada vez mais digitais e a compra eletrónica cada vez mais disponível em qualquer lado e a qualquer hora – é a transformação digital no retalho.

Os estudos mostram que são as cadeias físicas que melhor conseguem integrar com o eCommerce que parecem ter melhores oportunidades de sucesso futuro, e não as lojas puramente virtuais.

Estamos portanto numa época de retalho omnicanal, em que se privilegiam experiências uniformes (seamless experiences) entre o comércio físico (em loja) e o eletrónico (no website ou no smartphone).

Transformação Digital no País Real

O que faz um pai quando descobre que a filha precisa de um acessório musical para uma aula daí a dois dias? Na era digital, procura a melhor loja online. A opção rápida recai na inevitável Amazon, mas antes de carregar em “Comprar ahora”, o preço da entrega mais rápida levanta a dúvida sobre a existência de melhores opções em Portugal. É aqui que o Google nos leva à desconhecida egitana.pt. Aspeto credível, produto facilmente encontrado, preço adequado e a promessa mais importante: receba amanhã. Checkout muito simples incluindo várias opções de pagamento e confirmação imediata após a compra feita, por email e SMS. E, claro, o importante link para o seguimento da entrega. O que se pode querer mais?…

Continuar a ler

Estratégias Digitais para Encher as Lojas Físicas

Já é neste momento consensual que o comércio eletrónico não veio matar o comércio tradicional. Ao invés, os consumidores passaram a ter opções múltiplas de compra, em diferentes canais, e esperam que as lojas estejam sempre disponíveis (always on commerce). Estamos portanto numa época de retalho omnicanal, em que se privilegiam experiências uniformes (seamless experiences) entre o comércio físico (em loja) e o eletrónico (no website ou no smartphone). As marcas devem estudar o comportamento dos vários clientes-tipo em termos da complementaridade que estes encontram entre as versões física e eletrónica da loja (customer journeys). Por exemplo, há o cliente que consulta diversos sites online e vai a uma loja experimentar/provar o produto que escolheu, comprando no final. Mas há…

Continuar a ler

7 Ensinamentos do eCommerce às Lojas Tradicionais

O retalho (ou varejo como se diz no Brasil) baseado em lojas físicas tem hoje forte concorrência das lojas puramente online mas é já vulgarmente aceite que as lojas físicas estão longe de estar em extinção. Os consumidores valorizam muito o contacto real com o produto, embora por outro lado estejam cada vez mais digitais e a compra eletrónica cada vez mais disponível em qualquer lado e a qualquer hora. Várias cadeias físicas (seja de roupa, tecnologia, livros, produtos alimentares, etc) lançaram há muito as suas lojas eletrónicas e têm feito progressos importantes na usabilidade, no pagamento e nas entregas. Mas ainda temos o problema da experiência homogénea entre o físico e o eletrónico – o desafio de retalho omnicanal….

Continuar a ler