logo spark2d

Disruption Blog

Category: Transformação Digital na Educação

Nas escolas como no mundo profissional, a formação tem que competir com as várias solicitações que recebemos a todo o momento e encontrar uma forma de eliminar distrações, focar a atenção e motivar alunos e profissionais para conteúdos que, à primeira vista, podem não parecer muito excitantes. É aqui que entra o Game-Based Learning.

O Game-Based Learning é uma abordagem poderosa para motivar alunos e profissionais. Os fatores que tornam os jogos de entretenimento motivadores e com grande adesão podem ser aplicados em jogos educacionais. Isto leva-nos a concluir que os fatores que tornam os jogos “bem feitos” em jogos divertidos, motivadores e com grande adesão, também podem ser aplicados em jogos construtivos e educacionais, transformando-os no veículo ideal para a passagem de conhecimento em ambientes de estudo e formação.

No Ensino Superior, o desafio coloca-se às universidades através dos MOOC: Massive Open Online Courses. OS MOOC são cursos fornecidos integralmente na internet com um preço muito baixo ou mesmo grátis. As principais plataformas que os disponibilizam são a edX, a Coursera e a Udacity, que contam já com milhões de inscritos e centenas de cursos das melhores universidades do mundo.

Ensino Superior, que futuro?

Numa altura em que se fala muito sobre a necessidade de aprender continuamente ao longo da vida, verificamos que as universidades mantêm o seu modelo de ensino inalterado há séculos. Os alunos continuam a encontrar-se todos num mesmo sítio à mesma hora para aprenderem determinada matéria. Será que as universidades estão preparadas para os desafios da era digital? A inovação está a mudar radicalmente o mercado de trabalho, exigindo que as pessoas aprendam constantemente ao longo da vida e não apenas até ao início da idade adulta. Segundo um estudo da Universidade de Oxford de 2013, 47% de todos os trabalhos existentes à data serão automatizados nas próximas duas décadas, obrigando as pessoas a mudarem de profissão algumas vezes ao…

Continuar a ler

Tens teste amanhã, vai jogar computador!

Nos dias que correm, somos sistematicamente bombardeados por inúmeras solicitações e dividimos a nossa atenção da melhor forma que conseguimos. Tanto nas escolas como no mundo profissional, a formação tem que competir com essas solicitações e encontrar uma forma de eliminar distrações, focar a atenção e motivar alunos e profissionais para conteúdos que, à primeira vista, podem não parecer muito excitantes. É aqui que entra o Game-Based Learning. O Game-Based Learning é uma abordagem poderosa para motivar alunos e profissionais. Jogos digitais de entretenimento Se olharmos para os grandes jogos digitais de entretenimento, percebemos que parte da diversão está em entender os próprios jogos, adaptarmo-nos às suas regras e mergulharmos nos desafios que nos colocam, na tentativa de os superarmos. A evolução…

Continuar a ler