logo spark2d

Disruption Blog

Category: Transformação Digital (page 1 of 7)

Por estes dias, os termos “Transformação Digital” ou “Disrupção Digital” inundam a literatura da gestão, do marketing e da tecnologia. São, portanto, novos clichés que todos usam mas poucos sabem o que verdadeiramente significam. Ou, pelo menos, podemos dizer que não há uma visão consensual sobre este tema.

Podemos definir Transformação Digital como “a utilização das novas tecnologias digitais pelas empresas, para melhorar radicalmente o desempenho dos seus negócios“. Ou seja, não basta falarmos do habitual papel das tecnologias para tornar o negócio mais eficiente, mais preciso ou mais escalável. Temos de falar de descontinuidades, de transformação radical.

São vários os exemplos de setores onde a Transformação Digital já chegou e está a provocar alterações profundas aos “players” anteriormente estabelecidos que podem, no limite, desaparecer. Ou podem reinventar-se e ficar mais fortes.

Ultrapassar o analfabetismo científico e tecnológico

Uma parte significativa da “população ativa” do mundo ainda tem insuficiente literacia científica e tecnológica, tornando-se-lhe mais difícil perceber os riscos (e as oportunidades) deste novo “Mundo 4.0” em que já estamos mergulhados. É imperioso e urgente investir na sua formação e desenvolvimento. O Presidente do Instituto Superior Técnico, Arlindo Oliveira, no seu artigo “Iliteracia tecnológica, o novo analfabetismo”, faz uma lúcida análise do tema. Reproduz-se aqui um excerto absolutamente marcante e elucidativo: “… No final do século XX, quem não sabia ler e escrever estava, na prática, impedido de cumprir plenamente o seu papel de cidadão, por estar privado do acesso à informação e de uma forma adequada de manifestar publicamente as suas opiniões. No século XXI, quem não…

Continuar a ler

Transformadores Digitais

Não há hoje conferência onde não se apregoem as maravilhas da transformação digital que “está a chegar”. Vai ser uma explosão de sistemas de inteligência artificial, revolução dos dados, tudo mobile “always-on”, claro, novos relacionamentos omnicanal baseados em linguagem natural (os famosos chatbots e agentes falantes do tipo Siri ou Echo), blockchain para registo digital indelével, carros autoconduzidos, biliões de dispositivos conetados (a famosa internet das coisas) e, claro, startups que nascem como cogumelos a explorar todo o tipo de inovações digitais. Não há dúvida que esta é a nova revolução tecnológica da nossa sociedade e que está a começar a acontecer muito rápido. E só vai acelerar. Agora, para a maioria de nós, chegou a dura realidade:  chega de…

Continuar a ler

A nova “Caixa Mágica” da formação

Em 2004, o Professor Coimbatore Prahalad, no seu livro “The fortune at the bottom of the pyramid”, alertava para a enorme capacidade empreendedora e poder de aquisição dos mais pobres, vistos de uma forma global. Prahalad insistia em que as empresas deveriam inovar e revolucionar os seus negócios, contemplando todas aquelas pessoas que estavam na “base da pirâmide económica” e garantindo assim a prosperidade das partes. Nem a propósito, em 2017, o The Wall Street Journal no seu artigo, “The End of Typing: The next billion mobile users will rely on Video and Voice”, analisa a forma como o perfil tecnológico do próximo milhar de milhão de utilizadores da Internet (“the next billion”, como a indústria já os apelida) será…

Continuar a ler

The Matrix: Really?

Um dos temas recorrentes da atualidade digital é a velocidade a que evolui a tecnologia. A este respeito um dos pensamentos bem interessante e controverso é o de Raymond Kurzweil, futurologista, mas também cientista, inventor, autor e responsável pelos projetos de inteligência artificial e processamento de linguagem da Google, contratado pessoalmente por Larry Page em 2012. Como futurologista é conhecido por ter acertado em muitas previsões na área da inteligência artificial sendo a mais icónica a que fez em 1990 ao prever que em 1998 um computador venceria um campeão de xadrez. Este evento verificou-se um ano antes, quando o Deep Blue da IBM venceu Garry Kasparov. Como inventor e cientista, inventou o primeiro scanner de mesa de carga acoplada,…

Continuar a ler

Older posts