logo spark2d

Disruption Blog

Category: Transformação Digital (page 1 of 7)

Por estes dias, os termos “Transformação Digital” ou “Disrupção Digital” inundam a literatura da gestão, do marketing e da tecnologia. São, portanto, novos clichés que todos usam mas poucos sabem o que verdadeiramente significam. Ou, pelo menos, podemos dizer que não há uma visão consensual sobre este tema.

Podemos definir Transformação Digital como “a utilização das novas tecnologias digitais pelas empresas, para melhorar radicalmente o desempenho dos seus negócios“. Ou seja, não basta falarmos do habitual papel das tecnologias para tornar o negócio mais eficiente, mais preciso ou mais escalável. Temos de falar de descontinuidades, de transformação radical.

São vários os exemplos de setores onde a Transformação Digital já chegou e está a provocar alterações profundas aos “players” anteriormente estabelecidos que podem, no limite, desaparecer. Ou podem reinventar-se e ficar mais fortes.

User Experience nos sistemas críticos e na formação de utilizadores

A sociedade tem de se preparar para uma perda massiva de empregos nos próximos anos (outros serão criados, claro). No último estudo do McKinsey Global Institute, “What the future of work will mean for jobs, skills, and wages”, estima-se que até ao final da próxima década, e só nos Estados Unidos da América, devido aos avanços nos campos da Robótica e da Inteligência Artificial, um terço dos atuais empregos deixem de existir… Cerca de setenta milhões. Extrapolando, mutatis mutandis, para o resto do mundo… caminharemos para oitocentos milhões de empregos que, pura e simplesmente, vão desaparecer numa dúzia de anos. Note-se que, como referido no artigo “Estamos preparados para o Recrutamento Digital?”, as novas máquinas e algoritmos não necessitam sequer…

Continuar a ler

Transformação Digital: guia essencial de sobrevivência

É natural que nesta altura já esteja convencido(a) da necessidade de empreender a transformação digital da sua organização e que já tenha iniciativas em curso. Mas, a julgar pelo que está a acontecer em muitas empresas portuguesas, pode estar a deparar-se com inúmeros dilemas. E muito do que se ouve e lê sobre este assunto ainda confunde mais. Quanto custa a tão falada inteligência artificial? Se o tal blockchain é tão importante porque não estou a testá-lo? Há um enorme ruído mediático sobre a transformação digital da sociedade. Mas muitas vezes é sensacionalista e indicia, erradamente, que muitas tecnologias promissoras já estarão maduras e disponíveis. Ora no nosso país ainda estamos na fase de assegurar o pão com manteiga desta…

Continuar a ler

Ultrapassar o analfabetismo científico e tecnológico

Uma parte significativa da “população ativa” do mundo ainda tem insuficiente literacia científica e tecnológica, tornando-se-lhe mais difícil perceber os riscos (e as oportunidades) deste novo “Mundo 4.0” em que já estamos mergulhados. É imperioso e urgente investir na sua formação e desenvolvimento. O Presidente do Instituto Superior Técnico, Arlindo Oliveira, no seu artigo “Iliteracia tecnológica, o novo analfabetismo”, faz uma lúcida análise do tema. Reproduz-se aqui um excerto absolutamente marcante e elucidativo: “… No final do século XX, quem não sabia ler e escrever estava, na prática, impedido de cumprir plenamente o seu papel de cidadão, por estar privado do acesso à informação e de uma forma adequada de manifestar publicamente as suas opiniões. No século XXI, quem não…

Continuar a ler

Transformadores Digitais

Não há hoje conferência onde não se apregoem as maravilhas da transformação digital que “está a chegar”. Vai ser uma explosão de sistemas de inteligência artificial, revolução dos dados, tudo mobile “always-on”, claro, novos relacionamentos omnicanal baseados em linguagem natural (os famosos chatbots e agentes falantes do tipo Siri ou Echo), blockchain para registo digital indelével, carros autoconduzidos, biliões de dispositivos conetados (a famosa internet das coisas) e, claro, startups que nascem como cogumelos a explorar todo o tipo de inovações digitais. Não há dúvida que esta é a nova revolução tecnológica da nossa sociedade e que está a começar a acontecer muito rápido. E só vai acelerar. Agora, para a maioria de nós, chegou a dura realidade:  chega de…

Continuar a ler

Older posts