logo spark2d

Blog

Category: Transformação Digital (page 1 of 10)

Por estes dias, os termos “Transformação Digital” ou “Disrupção Digital” inundam a literatura da gestão, do marketing e da tecnologia. São, portanto, novos clichés que todos usam mas poucos sabem o que verdadeiramente significam. Ou, pelo menos, podemos dizer que não há uma visão consensual sobre este tema.

Podemos definir Transformação Digital como “a utilização das novas tecnologias digitais pelas empresas, para melhorar radicalmente o desempenho dos seus negócios“. Ou seja, não basta falarmos do habitual papel das tecnologias para tornar o negócio mais eficiente, mais preciso ou mais escalável. Temos de falar de descontinuidades, de transformação radical.

São vários os exemplos de setores onde a Transformação Digital já chegou e está a provocar alterações profundas aos “players” anteriormente estabelecidos que podem, no limite, desaparecer. Ou podem reinventar-se e ficar mais fortes.

Machine learning e outras tecnologias e metodologias na Gestão de Pessoas

O progresso da Humanidade esteve, desde sempre, associado aos desenvolvimentos científicos e tecnológicos. Nesta nova “Era Digital” a tecnologia está, de novo, a mudar o modo como atuamos e vivemos. A começar pelos meios empresariais, naturalmente. As novas tecnologias e as diferentes metodologias, com elas relacionadas ou por elas potenciadas, acabaram quase sempre por impactar, também, as áreas de Gestão de Pessoas. Com assinalável sucesso em algumas situações. Sem sucesso noutras, já que nem tudo é aplicável a tudo. Falando das diversas metodologias, há décadas que as áreas de Gestão de Pessoas, sempre procurando dar o seu melhor contributo para o negócio, se ufanam na aplicação das diversas metodologias que, a cada momento, se apresentam como o Santo Graal da…

Continuar a ler

Benefícios de viajar para colaboradores e empresas

Um conhecido gestor português fez parte do Conselho de Administração da holding de uma multinacional, noutro continente. A empresa, com uma cultura organizacional forte, seguia as regras politicamente corretas da “diversidade” de tudo e mais alguma coisa, e o seu Conselho de Administração era o espelho orgulhoso de tal diversidade. Esse gestor português, contudo, era o único que possuía passaporte! Era o único que já tinha viajado por diversos países e continentes, que tinha contactado com diferentes povos e culturas, que tinha convivido com diferentes modos de pensar, abordar e analisar os problemas, e diferentes modos de agir. Os seus pares nunca tinham saído do país (alguns, nem da província), sempre tinham frequentado escolas e ambientes similares… Em suma, pensavam…

Continuar a ler

Cultura organizacional na era digital

Uma cultura organizacional forte é fundamental para o sucesso sustentado de uma organização. As culturas de alto desempenho são uma vantagem competitiva poderosa. No fundo, a cultura organizacional é um ecossistema e os seus elementos interagem e reforçam-se mutuamente. Não é fácil, nem imediato o desenvolvimento e consolidação de uma cultura organizacional de sucesso. A sua construção não pode ser deixada ao acaso e as lideranças das organizações necessitam de abordar este tema multidisciplinar com o maior empenho. O que nos motiva… Pela perceção da sua relevância, desde o início do século XX que se estudam as motivações das pessoas para o trabalho e como a cultura organizacional pode otimizar essa motivação. Foram, contudo, necessárias oito décadas até que, na…

Continuar a ler

UX Design, Agile e gestão de pessoas

As metodologias de User Experience Design (UX) e Agile têm origens e caminhos de evolução bastante diferentes. Fazê-las cooperar, nos dias de hoje, não é fácil nem imediato. Mas é crucial. Como referido em artigo anterior, as metodologias de UX (com as suas fases de pesquisa, idealização, prototipagem e testes de usabilidade) têm as suas raízes nos campos da ergonomia e dos fatores humanos. Após a Segunda Guerra Mundial, a análise da experiência do utilizador mudou o modo de encarar a “interação homem – máquina – espaço envolvente”. Mas foi a partir da década de 1990, com a proliferação de computadores nos meios empresariais, que as metodologias de UX foram definitivamente incorporadas nos processos de projeto, desenvolvimento e produção. Hoje,…

Continuar a ler

Older posts