logo spark2d

Disruption Blog

Category: Transformação Digital (page 1 of 7)

Por estes dias, os termos “Transformação Digital” ou “Disrupção Digital” inundam a literatura da gestão, do marketing e da tecnologia. São, portanto, novos clichés que todos usam mas poucos sabem o que verdadeiramente significam. Ou, pelo menos, podemos dizer que não há uma visão consensual sobre este tema.

Podemos definir Transformação Digital como “a utilização das novas tecnologias digitais pelas empresas, para melhorar radicalmente o desempenho dos seus negócios“. Ou seja, não basta falarmos do habitual papel das tecnologias para tornar o negócio mais eficiente, mais preciso ou mais escalável. Temos de falar de descontinuidades, de transformação radical.

São vários os exemplos de setores onde a Transformação Digital já chegou e está a provocar alterações profundas aos “players” anteriormente estabelecidos que podem, no limite, desaparecer. Ou podem reinventar-se e ficar mais fortes.

A nova “Caixa Mágica” da formação

Em 2004, o Professor Coimbatore Prahalad, no seu livro “The fortune at the bottom of the pyramid”, alertava para a enorme capacidade empreendedora e poder de aquisição dos mais pobres, vistos de uma forma global. Prahalad insistia em que as empresas deveriam inovar e revolucionar os seus negócios, contemplando todas aquelas pessoas que estavam na “base da pirâmide económica” e garantindo assim a prosperidade das partes. Nem a propósito, em 2017, o The Wall Street Journal no seu artigo, “The End of Typing: The next billion mobile users will rely on Video and Voice”, analisa a forma como o perfil tecnológico do próximo milhar de milhão de utilizadores da Internet (“the next billion”, como a indústria já os apelida) será…

Continuar a ler

The Matrix: Really?

Um dos temas recorrentes da atualidade digital é a velocidade a que evolui a tecnologia. A este respeito um dos pensamentos bem interessante e controverso é o de Raymond Kurzweil, futurologista, mas também cientista, inventor, autor e responsável pelos projetos de inteligência artificial e processamento de linguagem da Google, contratado pessoalmente por Larry Page em 2012. Como futurologista é conhecido por ter acertado em muitas previsões na área da inteligência artificial sendo a mais icónica a que fez em 1990 ao prever que em 1998 um computador venceria um campeão de xadrez. Este evento verificou-se um ano antes, quando o Deep Blue da IBM venceu Garry Kasparov. Como inventor e cientista, inventou o primeiro scanner de mesa de carga acoplada,…

Continuar a ler

Estamos preparados para o Recrutamento Digital ?

As áreas de gestão de Recursos Humanos, tradicionalmente mais conservadoras e, pela sua natureza, muito baseadas em interações humanas, podem vir a ter um papel fundamental na adoção (e preparação das pessoas para a adoção) de novos sistemas online baseados em algoritmos de Inteligência Artificial. O “Bot Traffic Report” de 2016, da Imperva InCapsula, que há cinco anos estuda o tráfego “automático” na Internet, indica-nos que 48% do tráfego é realizado por seres humanos. Os restantes 52% já são realizados por máquinas, os ditos “Bot”. Este é um valor que tenderá inevitavelmente a crescer, à medida que os algoritmos se desenvolvem e os sistemas de Inteligência Artificial  começam, paulatinamente, a fazer mais, melhor, com menos erros e mais barato do…

Continuar a ler

Afinal quando é que os carros terão piloto automático?

O tema dos carros autónomos (ou auto-conduzidos) tem invadido a discussão sobre os avanços tecnológicos. A paixão dos media e dos adeptos de tecnologia é compreensível pois o avanço da realidade desafia a ficção e todos nós compreendemos a revolução que haverá quando não for preciso conduzir um veículo para ir de um ponto A para um ponto B. Mas quando será realidade e que passos intermédios viveremos até esse momento tão desejado? Qual é na realidade a distância para algo que todos dizem que vai acontecer, mas que parece tão complexo? A corrida está lançada e, para além dos grandes gigantes da indústria automóvel (GM, Ford, Daimler, Renault-Nissan, BMW, VW, PSA, Volvo, etc), outros novos competidores têm projetos avançados…

Continuar a ler

Older posts