logo spark2d

Disruption Blog

Category: Marketing Digital (page 1 of 5)

O marketing mudou e continua a mudar, provavelmente mais nos últimos 5 anos do que nas últimas 5 décadas. A tecnologia tem sido uma das principais causas da transformação no marketing para marketing digital.

Surgiu até o conceito de MarTech, que é a combinação de marketing e tecnologia. Em particular, é o conjunto de iniciativas e ferramentas que tiram partido da tecnologia para atingir objetivos de marketing. Atualmente, a fronteira entre o marketing considerado tradicional e o marketing digital é tão ténue que dizemos apenas “marketing”, incluindo sempre e naturalmente a componente digital.

O foco no cliente é essencial para o sucesso de uma empresa, que terá grandes vantagens se pedir feedback regularmente aos seus clientes (customer feedback), se estiver atenta ao que dizem sobre si ou a sua marca (social listening) e até se pedir ajuda para melhorar os seus produtos e serviços (customer innovation).

Muitas vezes, as empresas e marcas têm uma presença nas redes sociais exclusivamente focada na comunicação, com o objetivo de aumentar a notoriedade da marca e interagir com públicos cada vez mais digitais. Esta vertente é certamente importante, mas é possível ir bem mais longe: as redes sociais podem ser verdadeiramente estratégicas, no sentido em que podem cumprir outras funções de negócio como geração de leads comerciais, geração direta de vendas, suporte ao cliente ou fonte de inovação da oferta (usando os inputs da audiência).

Social listening é o processo de acompanhar conversas na internet em torno de palavras, frases ou marcas (não só nas redes sociais, mas por toda a web) e aproveitar essa informação para descobrir oportunidades, resolver problemas, responder a questões de clientes e potenciais clientes, entre outros.

Também em B2B estas plataformas têm várias vantagens para as empresas que as usam com objetivos claros de negócio.

Planear e definir uma estratégia de marketing

As empresas procuram sempre crescer e expandir a sua presença no mercado e, atualmente, sentem a necessidade de investir em canais digitais que contribuam para esse crescimento. No entanto, por vezes, não sabem como começar: quais as redes sociais onde devem estar e porquê; quais os canais mais eficazes para comunicar com o seu público; qual a melhor plataforma para fazer anúncios; entre outros. Um plano de marketing é um planeamento das ações de marketing de uma empresa, com o intuito de alcançar determinados objetivos, que guiarão as ações estratégicas até os objetivos serem alcançados. Philip Kotler, conhecido como o pai do marketing moderno, trouxe uma nova perspetiva ao conceito de marketing na década de 1960, constatando que todas as…

Continuar a ler

O impacto da Inteligência Artificial no Marketing de Conteúdo

Inteligência artificial (IA) é um tópico muito popular atualmente, consequência de um desejo de inovação e desenvolvimento do ser humano, há muito presente na sua imaginação. Estamos perante um grande crescimento do interesse na inteligência artificial, em particular no marketing digital, com foco no cliente para proporcionar experiências mais personalizadas. Esta realidade está a ser estimulada por diversas ferramentas de análises de dados, pela disponibilidade de mais recursos e pela credibilidade e aceitação do seu potencial pela parte das marcas. Acredita-se que, à medida que a inteligência artificial se desenvolve e torna-se cada vez mais útil, levará a uma singularidade tecnológica e a um novo estilo de vida: fusão de seres humanos e máquinas numa entidade biológica e digital. Como…

Continuar a ler

SEO e usabilidade: uma relação win-win

Para satisfazer as expetativas dos consumidores online, as regras para uma boa otimização e usabilidade, no mundo digital, têm sofrido alterações. Os motores de pesquisa utilizam algoritmos para adaptar a maneira como mostram a informação que recolhem dos seus utilizadores. E os consumidores que já estão online por algum tempo, ou os que já nasceram nesta época de mudança, sabem exatamente a experiência de utilização que querem ter quando entram num website. Embora as redes sociais sejam essenciais para uma presença digital eficaz, o website ainda é o elemento mais importante, criado para converter utilizadores em consumidores, gerar leads e, no caso do e-commerce, obter lucro diretamente dos produtos ou serviços comercializados no website. Independentemente de como os utilizadores encontraram…

Continuar a ler

Facebook, o Quinto Poder

Se a comunicação social é considerada o quarto poder, por decidir o que tem atenção pública e assim supervisionar os poderes legislativo, executivo e judicial, o Facebook é hoje verdadeiramente um quinto poder, e de escala planetária. Neste momento, acima de 1 em cada 4 seres humanos interage mensalmente nesta rede social. Mas este quinto poder não está regulado nem é transparente. Vem isto a propósito das recentes mudanças ao algoritmo do Facebook, anunciadas por Mark Zuckerberg, que geraram muitas críticas. O tema é da maior importância porque é neste algoritmo (chamado EdgeRank) que reside o poder de influenciar o mundo. Sabia que apenas uma ínfima percentagem das publicações que faz no Facebook chega aos destinatários (os seus amigos virtuais)?…

Continuar a ler

Older posts