O website é um dos elementos mais importantes da presença digital de uma empresa e uma ferramenta de negócio que deve ser constantemente otimizada e monitorizada. No que diz respeito às pesquisas, nem todos conseguem aparecer na primeira página. SEO (search engine optimization – otimização para os motores de pesquisa) é a tarefa de aperfeiçoar as páginas de um website, para que os motores de pesquisa as considerem relevantes, tem em conta vários fatores para melhorar a posição nos resultados de pesquisa orgânica.

A Moz, empresa de consultoria em SEO, alega basear-se no algoritmo do Google para fornecer informação do que é relevante para que uma página esteja otimizada. De 2 em 2 anos, realiza uma pesquisa com os melhores profissionais de SEO, que mostra quais os fatores mais relevantes para garantir essa otimização nas páginas de um website.

Neste artigo vamos abordar temas relacionados com link building, um dos fatores mais relevantes em SEO e que deverão ser considerados na estratégia digital de uma empresa.

robots.txt

Nesta história, temos de dar o crédito a pequenos programas que correm tarefas automáticas pela World Wide Web – os crawlers. As tarefas que estes programas fazem são repetitivas e estruturadas, a uma velocidade que um ser humano não conseguiria alcançar. Basicamente, os crawlers verificam todo o código do website para indexar o tipo de conteúdo e a maneira como está estruturado. Essa indexação é usada para entregar as pesquisas aos utilizadores que as fazem (nos motores de pesquisa).

Imaginando que a Internet é um hotel com quartos infinitos, onde cada quarto é um website: os motores de pesquisa utilizam estas “pequenas aranhas” para vasculharem cada quarto, para atualizar e indexar o seu conteúdo. Por vezes, escapa uma porta. Um SEO bem estruturado e otimizado é como deixar um bilhete na porta a dizer “não te esqueças desta porta! Vou poupar-te trabalho e mostrar-te o que tenho”.

robots.txt é um ficheiro usado nos websites para comunicar com os crawlers. Especifica que áreas do website devem ou não ser processadas e indexadas. Mas nem todos os crawlers obedecem ao ficheiro, o que pode resultar em informação menos correta no “relatório final”, em que os websites devem aparecer listados, por ordem decrescente, pelos que tem mais qualidade, relevância e autoridade.

Como o link building transmite autoridade

Os motores de pesquisa tratam os links como votos e usam-nos para medir a popularidade e relevância de um website. É como networking na vida real: por exemplo, se um fotógrafo for apresentado a várias pessoas e se houver alguém a dizer “ele é bom a fotografar”, vamos crer que essa pessoa é boa em fotografia. Mas se alguém com “autoridade”, como por exemplo o presidente da câmara, falar publicamente sobre essa pessoa, essa referência teria mais crédito, pois tem mais “autoridade”.

Funciona da mesma maneira nos motores de pesquisa: são atribuídos valores a todos os websites e são classificados quanto à sua relevância. Os websites com autoridade, se apresentarem links para outros websites, esses irão aumentar a sua autoridade.

Trabalhar o SEO com perfeição requer bastante esforço, dedicação e muito estudo, no entanto, o link building torna essa tarefa mais fácil. É através dos links que encontramos os mais diversos tipos de websites. No entanto, a obtenção de links de outros websites para o nosso, pode ser tão benéfica quanto devastadora (no caso de serem sites de baixa qualidade, o nosso sai prejudicado), mas sem duvida que é, em termos de SEO, o trabalho mais compensador.

Os utilizadores que estão num website e seguem um link para uma página que não funciona, por ter sido mal introduzido ou por estar desatualizado, ficam desapontados, é como entrarem numa loja e perceberem que não vende o produto que querem. Para além dos utilizadores ficarem com má impressão sobre o website que com links incorretos, os próprios crawlers detetam estas incorreções e penalizam o website na sua classificação.

Social links

Num mundo cada vez mais digital, o conteúdo é rei. E como todo em qualquer reino, existe todo um envolvimento para que o rei prospere. Neste caso em especifico, os links são os pilares do reino. Nenhum website ganha notoriedade sem que exista, à sua volta, partilhas e interações com o seu conteúdo.

Num estudo da marktest, pode-se verificar que, em 2016 em Portugal, 94% dos utilizadores de Internet tem conta no Facebook e que 25% considera ter aumentado o tempo dedicado às redes sociais. Por isso é tão importante ter a possibilidade de partilhar facilmente o conteúdo do website, diretamente para qualquer rede social.

Cada partilha que o utilizador faz, propagando um conteúdo do website, é um link que o crawler vai contabilizar para aumentar a qualidade atribuída ao conteúdo. Por isso é muito importante adicionar botões de partilha em sítios visíveis do website, para facilitar e incentivar a partilha do conteúdo.

Qualquer tipo de interação nas redes sociais aumenta a notoriedade do conteúdo, pois se as pessoas estão a falar e a interagir com um conteúdo, os motores de pesquisa assumem que é informação valiosa e potencia o aumento de visitas ao website.

Por outro lado, adicionar links do website para os perfis da empresa nas redes sociais aumenta a probabilidade da empresa ser encontrada nas pesquisas.

Concluindo…

Um dos principais objetivos de uma estratégia digital é ganhar visibilidade e o SEO contribui muito para isso: ser um dos primeiros resultados a aparecer nas pesquisas feitas pelo utilizador. E quando isso acontece, ganhamos mais autoridade e, consequentemente, mais credibilidade.

Link building é uma tarefa difícil e trabalhosa, mas ainda é uma das melhores estratégias orgânicas para acelerar os resultados em SEO, quando complementado com uma presença ativa nas redes sociais.

Como recompensa, melhora o posicionamento do website nos motores de pesquisa, o que contribui para aumentar o número de visitantes ao website e de possíveis clientes para a empresa.


Artigos relacionados:

As Redes Sociais como Ferramenta de Negócio

Mito: As empresas B2B não precisam das redes sociais