logo spark2d

Disruption Blog

A experiência do cliente é o seu negócio

A experiência do cliente O tema da experiência do cliente (em inglês, customer experience ou CX) está em alta. Uma procura no Google por “customer experience” ao dia de hoje, retorna cerca de 1,720,000,000 resultados. De acordo com a Wikipedia, “a experiência do cliente (CX) é o produto da interação entre uma organização e um cliente ao longo da duração do seu relacionamento”. Podemos também ler que “A experiência do cliente engloba todos os aspetos da oferta de uma empresa – a qualidade do atendimento ao cliente, é claro, mas também os recursos de publicidade, embalagem, funcionalidades dos produtos e serviços, facilidade de uso e confiabilidade”. Quando falamos em “experiência do cliente”, referimo-nos à soma de tudo aquilo que o…

Continuar a ler

As Universidades Corporativas na era digital

O mundo empresarial em geral, e as Universidades Corporativas em particular, podem ser a chave da formação técnica e tecnológica da sociedade, em larga escala e em tempo útil, para os crescentes desafios da era digital. No imediato, têm acesso direto à população ativa e indirecto a todo o seu círculo familiar. A produção e partilha de conhecimentos, a atuação natural como pólos de inovação, captação e agregação de novas ideias, e a sua articulação com os objectivos estratégicos das organizações, fazem das Universidades Corporativas parceiros de excelência na capacitação sustentada das pessoas para esta nova era e para os seus desafios. Afirmar que o mundo está a mudar, já é quase um ‘lugar comum’. Mas a verdade é que…

Continuar a ler

O sabor amargo da privacidade

Num artigo anterior do nosso blog, o sabor agridoce da personalização, mostramos como nós, enquanto utilizadores, precisamos de abdicar de uma parte da nossa privacidade para obter mais personalização e vice-versa. Por um lado, exigimos comunicações mais relevantes e experiências personalizadas, mas por outro, temos uma maior preocupação com a privacidade dos nossos dados e o uso das nossas informações pessoais. Para as empresas, a personalização é importante, essencialmente, por duas razões: para que possam fornecer produtos e serviços mais adequados aos seus diferentes clientes, e para que criem um relacionamento para além da mera utilização dos seus produtos e serviços (procurar ser uma love brand). Para isto acontecer, são necessários dados pessoais e estatísticos dos utilizadores. Medir comportamentos As…

Continuar a ler

O que procuram os profissionais numa empresa, afinal?

Num artigo anterior do nosso blog, “Para recrutar os melhores, construa a sua marca: Employer Branding”, explorámos o conceito de Employer Brand, que é a reputação de uma organização enquanto empregadora, e como pode ela construir e influenciar essa “marca”. Neste artigo, vamos explorar o lado dos profissionais: o que procuram numa empresa e o que valorizam mais quando estão a decidir o seu próximo local de trabalho. Gerações diferentes valorizam coisas diferentes? Muito se tem escrito sobre as características das várias gerações e as suas diferentes formas de estar no mercado de trabalho. Em particular sobre os Millennials, ou geração Y (nascidos entre 1985 e 1995), que nos últimos anos invadiram as empresas e trocaram as voltas a muitos…

Continuar a ler

« Mais antigos