logo spark2d

Disruption Blog

A nova “Caixa Mágica” da formação

Em 2004, o Professor Coimbatore Prahalad, no seu livro “The fortune at the bottom of the pyramid”, alertava para a enorme capacidade empreendedora e poder de aquisição dos mais pobres, vistos de uma forma global. Prahalad insistia em que as empresas deveriam inovar e revolucionar os seus negócios, contemplando todas aquelas pessoas que estavam na “base da pirâmide económica” e garantindo assim a prosperidade das partes. Nem a propósito, em 2017, o The Wall Street Journal no seu artigo, “The End of Typing: The next billion mobile users will rely on Video and Voice”, analisa a forma como o perfil tecnológico do próximo milhar de milhão de utilizadores da Internet (“the next billion”, como a indústria já os apelida) será…

Continuar a ler

Serviços IoT: a magia da previsão de comportamentos

No anterior artigo “Serviços IoT: avatares de serviço” iniciámos uma discussão sobre a forma como a Internet of Things (IoT), Machine Learning e User Experience (UX) têm que se articular para responder ao grande objetivo de qualquer negócio de consumo: antecipar as necessidades dos utilizadores e agir. Naquele artigo, vimos como a experiência do utilizador fica enriquecida quando os equipamentos e dispositivos – sensores e atuadores – não se limitam a uma utilização local.  Ao proporcionar uma experiência uniforme através da cloud, um serviço pode ser usado em qualquer lado e a importância dada pelo utilizador transfere-se do equipamento ou dispositivo para o próprio serviço. No presente artigo, tecemos algumas considerações sobre a influência determinante que a inteligência dos sistemas…

Continuar a ler

Links, meu caro crawler

O website é um dos elementos mais importantes da presença digital de uma empresa e uma ferramenta de negócio que deve ser constantemente otimizada e monitorizada. No que diz respeito às pesquisas, nem todos conseguem aparecer na primeira página. SEO (search engine optimization – otimização para os motores de pesquisa) é a tarefa de aperfeiçoar as páginas de um website, para que os motores de pesquisa as considerem relevantes, tem em conta vários fatores para melhorar a posição nos resultados de pesquisa orgânica. A Moz, empresa de consultoria em SEO, alega basear-se no algoritmo do Google para fornecer informação do que é relevante para que uma página esteja otimizada. De 2 em 2 anos, realiza uma pesquisa com os melhores…

Continuar a ler

The Matrix: Really?

Um dos temas recorrentes da atualidade digital é a velocidade a que evolui a tecnologia. A este respeito um dos pensamentos bem interessante e controverso é o de Raymond Kurzweil, futurologista, mas também cientista, inventor, autor e responsável pelos projetos de inteligência artificial e processamento de linguagem da Google, contratado pessoalmente por Larry Page em 2012. Como futurologista é conhecido por ter acertado em muitas previsões na área da inteligência artificial sendo a mais icónica a que fez em 1990 ao prever que em 1998 um computador venceria um campeão de xadrez. Este evento verificou-se um ano antes, quando o Deep Blue da IBM venceu Garry Kasparov. Como inventor e cientista, inventou o primeiro scanner de mesa de carga acoplada,…

Continuar a ler

« Mais antigos